sábado, 27 de março de 2010

Marketing X Fonoaudiologia

        Qualquer profissional que queira obter sucesso no mercado de trabalho precisa desenvolver três habilidades.
         Habilidades básicas: geralmente são desenvolvidas na escola, do primário até o final do segundo grau (aprender a ler, a escrever, a contar e uma língua estrangeira).
         Habilidades específicas: desenvolvidas a partir do momento em que fazemos uma escolha profissional e entramos para a faculdade. Aprendemos técnicas específicas relacionadas à área escolhida.
         Habilidades de gestão: tais habilidades  não são ensinadas na área de saúde. Saímos do curso de fonoaudiologia sem conhecimentos de administrativos, de marketing, de recursos humanos, de finanças, de produtividade e de gerenciamento de informações. Tais habilidades são essenciais para o sucesso em qualquer atividade humana, porque se relacionam com a empregabilidade do profissional, ou seja ter as habilidades que o mercado pede.
          Na faculdade aprendemos a ser bons tecnicamente. Recebemos todas as ferramentas/informações para fazermos um atendimento fonoaudiológico com sucesso, porém a faculdade não nos ensina a ser bons na percepção do paciente/cliente.
          Não basta sabermos tudo sobre a fonoaudiologia, necessitamos saber vender os nossos serviços.
         Nos dias de hoje não é mais possível atuar com sucesso em ambientes altamente competitivos, almejando bons resultados financeiros, prestígio social e qualidade de vida, sem a empregabilidade, ignorando as habilidades de gestão.
          Não adiantará um profissional ser brilhante tecnicamente, ter conquistado os melhores resultados durante a faculdade se ele não entende de percepções de clientes, se ele não entende a alma humana. No mercado as regras são diferentes daquelas que se aprende nas faculdades da área da saúde.
          "Marketing não é propaganda. O marketing cria para você um diferencial competitivo que o torna atrativo para os seus clientes. A propaganda comunica para os seus clientes o seu diferencial competitivo. Um bom planejamento de marketing reduz ou elimina a necessidade de esforços e gastos com propagandas. Por isso a melhor propaganda é a feita de boca em boca" (Autores: Fga. Silmara Barcellos e Dr. Roberto Caproni).

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto acima. Acabei de escrever sobre o mesmo tema no meu blog, para quem tiver interesse em complementar a informação: http://monicadesaferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir